segunda-feira, 3 de junho de 2019

Aperto todos passam mais cedo ou mais tarde; BH, 090100602001; Publicado: BH, 030602019.

Aperto todos passam mais cedo ou mais tarde
E compreensão estritura todos sentem para ser preciso
Não sou só que sofro para ser exato existem os que
Padecem mais do que sou para ser estrito o que
Acontece comigo não chega nem aos pés do que acontece
Com os outros então pergunto para que tanta desordem
No meu coração? porque tudo que tropelia meu ser abate-me?
Tenho é que fazer da estripulia uma travessura de criança
Ou uma folia de carnaval agora querer fazer carnificina
Tirar as tripas de alguém ou estripar por achar que o teu
Azar é culpa de outrem cometer estripação por achar
Que a tua falta de sorte o teu mau agouro são obras de olho
Grande ou mau olhado ou olho seco cabeça de caveira
Enterrada no terreno são coisas para protesto ou zanga
Estrilo? bradar de inveja ou vociferar de orgulho
Exasperar-te de soberba ou zangar-te por cobiça
Estrilar de ambição é fria quem diria
É furada que irada causa ao coração
Se pudesse cessar o estrídulo não 
Lançar grito estridente pois é mania de quem
Acha que deve ganhar no grito produzir som
Agudo penetrante a pensar que está a meter
Medo nas pessoas fazer estridor por qualquer temor
Estridular com a mulher no lar o valente que estridula
Com o fraco ou o opressor estridulante com o covarde
Não sabe que o som áspero agudo não quer dizer nada
Estridulação não é comunicação ou ruído forte
E desagradável sibilante ou ressoante com estridência
De espasmos envenenado por estricnina alcaloide
Venenoso extraído de várias espécies de plantas 
E quanto a mim que não sigo nem ligo o que escrevo que não
Cumpro a minha letra nem a minha palavra nem promessa que nunca
Oiço a voz da consciência nem minha nem do semelhante
E que não aceito conselho alheio quanto a mim
Podeis determinar-me a parte que cabe-me de substância
Em quantidade suficiente para provocar a morte ou o que
Provocará o desmaio inicial sodium penthatal para o bloqueio
Da respiração pancuronium bromide o que faz parar
O coração o potassium chloride entro no arrimo no
Amparo da morte quebro um dos ossos do ouvido livro-me
Do vagão fujo numa espécie de carruagem de fogo que tem
Degrau abaixo da entrada preso como estribo algemado
Em cada uma das peças de madeira ou metal
Que pendem dos dois lados a sela onde o
Cavaleiro firma os pés quando cavalga pedaços
Meus de carne são deixados pela estrada como
Versos repetidos no fim de cada estrofe duma
Composição ou estribilho dum hino ou canção se
Descontrolar-me diante do perigo ou exaltar-me de
Medo é pela covardia que faz-me perder as estribeiras
Rompo a estribeira quando vou montar à gineta não
Tenho como fundamentar-me nem fato para basear-me
Não sei firmar-me nos estribos a coragem não veio
Apoiar-me preciso assentar na verdade firmar
Os pés nos estribos da realidade estribar a liberdade
E o que disser será baseado nalgum fundamento
E ficarei apoiado em qualquer objeto estribado como se
Fosse um homem justo imagem da virtude da razão
As estrias podem ornar-me não tenho vaidades só
Quereria o fim do estriar dos canos das armas de fogo
Do estriamento mortífero a disposição nas peças de
Artilharia ou o helicoidal na superfície interior do cano 
Tem que ser exterminada a ficar só a estria o sulco estreito
Em ossos conchas a permitir a estrela-do-mar o animal que caiu do céu
Marinho de carapaça em forma de estrela de cinco pontas
Com seus pés ambulatórios pela boca lançar no organismo
A estreptomicina antibiótico especialmente eficaz contra  a 
Tuberculose ainda combater o estreptococo o bacilo que se
Apresenta em grupo a formar cadeias que produzem a
Difteria a escarlatina nas nossas crianças da latrina combater
O estreptocócico estrepitoso ponha na cabeça que sempre 
Valerá a pena estrepitar contra o mau do mundo soar bem 
Estrepitante contra a fome na África para que o olhar da 
Humanidade enxergue aquela mulher negra magra feia
Aquela criança que mais parece uma cana de milho cortada 
Obliquamente aquele menino que mais parece
Um espinho da raça humana um estrepe de ser humano 
Não se preocupa que não irá estrepar-se por fazer o bem não 
Pensa que irá sair-se mal por ser um bom ferir-se 
Com os estrepes o mundo é orgulhar-se é guarnecer
Em grandeza que para alguns pode parecer logro para 
Outros uma ferida causada por uma estrepada ou seja 
Esforçado ativo corajoso ou um homem estrênuo que ao
Acordar súbita imperfeitamente descobre o sonho
Perfeito o estremunhar para o dia o tremor da luz o
Estremecimento do raio de sol que nunca irá assustar-nos
Nem abalar o ânimo só vibrar de emoção ou sofrer um abalo
Rápido é comum tremer de súbito também o aterrorizar não
Não há motivo estremecer com com convulsão tremor com estremeação
Não é genuíno nem puro nem mistura um estreme do
Que é natural a distinguir-se do irreal dividir-se
Para apartar-se do sobrenatural confinar o coração na nave do discernir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário