terça-feira, 27 de dezembro de 2022

alguém sabe o segredo duma oração

alguém sabe o segredo duma oração
ou duma prece
ou duma reza simples mas que
sejam perfeitas?
a minha avó sabia
e rezava para cachumba
e orava para espinhela caída
e benzia com arruda de guiné para cobreiro
e erisipela
e fazia preces para assombrações
e mais ladainhas aos santos
e santas que
menino desconhecia
e hoje ainda desconheço
e a minhs avó rezava para corpo fechado
e para os corpos das putas da rua franisco sá
muitas vezes retalhados às giletadas
e às navalhadas
e até punhaladas
e várias vezes deparei com putas no casebre no qual minha avó morava
e malino até bolinavla algumas
às escondidas
e a minha avó bebia cachaça
e fumava cigarro de palha
e mascava fumo de rolo
e enquanto minha mãe fazia compras
surrupiava alguns produtos dos vendeiros
das feiras
e brinquedos para mim
das lojas da rua direita do centro da cidade
e não deixava a minha mãe me bater
e sempre me levava às procissões
e às missas com o padre a me abençoar
várias vezes contrariado
e me ensinava a fumar
ao me mandar acender o cigarro de palha
no fogão à lenha
e me ensinava a beber
ao me dar o restinho de pinga que ficava
no fundo da canequinha
e me ensinou a comer pimenta
da pimenteira plantada à porta do barracão
de pau a pique que ficava à beira da rua do
pau velho sentido baixinha na cidade de
teófilo otoni
e não tinha banheiro
e as necessidades eram jogadas pela
janelinha do fundo ao lado dum espaço
entre o barraco
e o barranco
e a água era de pote
ou de moringa
mas era um lugar que mais tarde na minha adolescência da mocidade
atravessava toda a cidade
satisfeito para visitar

BH, 01401202022; Publicado: BH, 02701202022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário