sexta-feira, 20 de setembro de 2019

E sinto no adormecimento duma parte do corpo que sou uma caravana; BH, 090602001; Publicado: BH, 0200902019.

E sinto no adormecimento duma parte do corpo que sou uma caravana
E venhais açular cães selvagens por meios de gritos e assobios 
Contra mim e podeis estumar os cachorros loucos e os vira-latas 
Danados e o inepto sou que o cérbero imbecil e insensato do
Mundo canis e do hades e o néscio ímpio e o estulto covarde e sei 
Que não envergonho-me de estultificar-me e deveria e no medo não
Escondo-me da minha estultícia e toda sombra faz-me estugar e todo
Vulto faz-me apressar os passos e correr e esta é a verdade e não 
Tenho esperança de estufar o meu peito e aquecer o meu ânimo na 
Estufa do coração e guisar como em estufadeira a falta de estufagem
De todo o tipo de qualidades boas e úteis e que transformem-me 
Num guisado feito a fogo lento e em panela tampada e gostoso de 
Ser comido e ainda verei seco o meu choro de lamentações e
Estufado o meu riso e igual numa vasilha de carne e de peixe e que 
Exala o aroma do bom tempero e no bom calor do fogão para 
Aquecer as casas e no recinto envidraçado em que se aquece 
Artificialmente a atmosfera para a cultura de plantas de climas quentes
E ter utilidade maior do que o aparelho de laboratório para esterilização
De instrumentos científicos e a cultura de bactérias não nocivas ao 
Homem bom e modelo para desenho e escultura do homem de bem e que
Merece trabalho literário e científico sobre os dados e assuntos e
Estudos que precedem a execução dum projeto humano e o
Conhecimento adquirido à custa de aplicação do espírito tornará 
Aprender para estudar o universo e o estudo do mundo e o estudioso
Do que existe além do nosso universo e cada um ser a oficina dum 
Pintor ou o espaço dum escultor ou o estúdio ou o atelier dum
Fotógrafo e para quem quiser é fácil aplicar a inteligência para aprender
A examinar e a observar a vida e olhar atentamente e aparentar sabedoria
E analisar na Filosofia e poucos sabeis como é bom dançar ao som duma
Ótima estudantina e dum conjunto musical constituído de estudantes e não
Importa que sejais alunos e discípulos ou só uma pessoa que estuda ou 
Um estudante que leva tudo na brincadeira e contagia grande número na 
Estudantada e o importante é estucar o futuro e preservar o estuário e a 
Bacia dum rio formada perto do mar e não cortar as árvores para a terra
Não estuar e não ferver os elementos e nem agitar-vos em movimentos 
Iguais a um bebê longe do peito e a ignorância causa-me náuseas e o 
Ignorante enjoo e eu mesmo sinto grande calor na cabeça quando tento
Pensar e o pensamento causa-me estuação e não sei formar a estrutura 
Duma frase e nem sequer estruturar uma sentença e o estruturalismo que         É a propriedade que tem os fatos dum idioma de se concatenarem em 
Nossa mente a constituir uma rede ou estrutura de associações não faz o
Efeito em mim pois não construo nada de estrutural e com encadeamento 
E composição e tal a distribuição e a disposição das partes duma obra 
Literária e a armação dum edifício e principalmente entender o que é mais
Importante que é a organização das partes ou dos elementos que formam 
Um todo e dizeis que foi o estampido que formou tudo e num estrépito e a 
Vida começou com o grito de alegria do espermatozoide a fecundar o óvulo
E só no estrupido do meu coração é que nada se criou e não ouvi o
Estrupidar da fé e nem o estrupício da paixão e todos dizíeis que era asnice
De apaixonado e asneira de poeta e coisa indeterminada e cheia de grande 
Quantidade de conflito de geração e algazarra de motim de casa de detenção
Mas ninguém quer sair daqui não e outros dizeis o mundo é uma esterqueira 
E o universo um lugar onde se deposita e fermenta o estrume e o planeta é 
Uma estrumeira com dejeções de animais de curral e com adubo de animal e 
Vegetal e esterco para estrumar e cobrir e estercar toda atmosfera mas 
Ninguém quer deixar de respirar e não conheço um que queira parar de 
Respirar ou transformar-se em escrófula viva e tumor linfático glandular
Funesto e estruma fúnebre com estrondear de réquiem e atroar do toque do
Silêncio no estrugir da morte e da marcha do estrugimento final e ficais todos
Aí a esperar o estrugido fatal e se tudo começou num estrondo e num estrondo
Tem que terminar e saibais viver que viver não é maléfico e não causa dano e 
Nem é estropício e mesmo para aqueles a quem o destino quer estropiar e 
Destinar-se a privar dum ou mais membros num aleijar que fatiga muito viver 
E não deve nunca pronunciar mal contra a vida e executar mal uma tarefa e 
Mesmo a cantar entenda de todo o seu eu e o invalidar-se nunca será o motivo
Para o amofinar-se e não venhais estropear conta ninguém ou fazer tropel em 
Copo d'água ou estropeada de ostentação ruidosa e barulho só por que 
Perdeis parte de vós ou a voz para estrondo por complexo ou preconceito e
Luteis e vades estrondear para vencer e estrondar contra os dogmas e nunca
Vociferar contra vós ou blasfemar e clamar para causar sensação e soar com 
Força o ódio não e desmanchar as barreiras que encontrar e desmembrar os 
Que querem vos agarrar ao passado e destroncar não as árvores e estroncar
Os brutos e usar forquilha para levantar os pesos do estroncamento e esfalfar a
Estronca da falsa verdade e não estragar a consciência e gastar só ao fazer o 
Bem e sem estrompar o bom e na ação ou procedimento de estroinice e viver
Como estroina é morrer e fazer estroinices ao estroinar é apodrecer vivo e a 
Pessoa não deverá ser nem extravagante e nem dissipadora e sim ser uma estância
Ou uma estrofe eterna ou um grupo de versos nobres e clássicos duma composição
     Poética e em geral em sentido completo e cheio de estilo que não cause estrangulação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário