quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Posso afirmar que nasci poeta; BH, 030202018; Publicado: BH, 080202018.

Posso afirmar que nasci poeta
Um pretérito imperfeito nunca um
Pretérito perfeito ou um pretérito mais-que-perfeito
Porém nasci poeta
A poesia nasceu comigo no dia em que nasci
Desde cedo emocionei-me com Bilac
O pássaro na gaiola de ouro
Empolguei-me com Menotti a voz das coisas
Do Juca Mulato maravilhei-me com a fonte 
A flor de Vicente de Carvalho não me deixes não
De Gonçalves Dias posso dizer que sou um 
Poeta frustrado ou não
Posso dizer que sou um poeta na idade na qual
Encontro-me posso dizer qualquer coisa que quiser
Sem licença poética sem metáfora sem metafísica
Sem filosofia sem ética diálogo ou dialética
Com muita fisiologia
O poema procura-me apaixonado
Sou cativo passivo o poema faz de mim um boi manso
Pasto gado em todos os pastos
Inclusive nos pastos dos poemas mais bravios
Ruminante regurgito gestações milenares
Imprecações pré-históricas
Retóricas medievais nenhumas impressões
Expressões ultramodernas de vanguarda revolucionárias
Tudo é do submundo do bas-fond do subterrâneo do
Subcutâneo sou ignorado nitinianamente pessoanamente
Vítima da indiferença dos indiferentes a quem as letras
As palavras não causam uma única vibração muscular possível
Deixais-me fazer uma última oração aos catedráticos ou ides
Para o inferno sem mim ou deixai-me ir sozinho para o
Inferno um velho bode Bukovsky nunca um lorde um sir
Um magnata porém tudo que posso pensar que fui
Tudo que posso pensar que sou tudo que posso pensar
Que serei nas poeiras das nebulosas dimensionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário