domingo, 24 de novembro de 2019

E estou em guerra; RJ, 1977; Publicado: BH, 02401102019.

E estou em guerra
Pelas liberdades democráticas
Pela anistia ampla geral e irrestrita
E estou em guerra
Pela liberdade de expressão
Pelo pleno direito do voto direto
E de escolhermos os nossos próprios governadores
E declarei guerra
Contra o abuso arbitrário das autoridades
E contra as pressões e prisões sem lógicas
E desrespeitos aos direitos humanos
E estou em guerra 
Pela extinção da censura
E pelo direito de opinar e participar
Da vida pública e civil do país
E estou em guerra 
Pelas cassações dos mandatos dos políticos corruptos
E pelo estado de direito
E estou em guerra
Contra a Ditadura
E o alto custo de vida
E estou em guerra
Contra o povo trabalhador brasileiro
Que dorme eternamente
Em berço esplendido
E não acorda para a realidade
E estou em guerra
Pelos oprimidos
E contra os opressores e suas opressões
E declarei guerra total
Pela volta da Democracia
Democracia livre e não relativa
E declarei guerra 
Pela falta de diálogo
E pela falta de explicações
Das mortes de pessoas
Nos departamentos federais
De polícias deste país
E estou em guerra 
Contra a deportação e expulsão
Do coração da Pátria
De cérebros e de intelectuais brasileiros
E grito pela volta de nossos irmãos exilados
De nossos irmãos banidos
Que se encontram há tantos anos
Longe dos seus e da sua terra
E estou em guerra
Por causa da vergonha que sinto
De ter que aguentar calado 
De ter que aceitar calado
Tantas coisas que sinto
E que vejo
Sem nada poder fazer
E estou em guerra comigo mesmo
Pela minha inutilidade
Pela minha mesquinhez
E pela minha comodidade
E estou em guerra
A favor dos operários
E dos assalariados
E estou em guerra
Pela ocupação ao cargo de ministros
Por pessoas mais competentes
E mais brasileiras
E não ministros corrompidos
E entreguistas e imbecis
Que nada sabem o que dizem
E que nada fazem
E estou em guerra
A favor do povo
Pelo povo
E para o povo
E estou em guerra
Pelo direito humano
De poder ser livre
E pelo direito humano 
De poder viver
E estou em guerra sim
Sim estou em guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário