quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Lamentação; RJ, 0401201977; Publicado: BH, 02101102019.

Hoje dia 4 de Dezembro
E ainda não recebi
Meu pagamento de Novembro
E não sei até quando
Aguentarei isto aqui
Já estou a ver a hora
De mudar de vida
E de trabalho
Ganho Cr$3.500,00
E sempre recebo com atraso
E não posso nem assumir
Um compromisso sério
E paguei o colégio
Todos os meses com atraso
E quando penso que as coisas
Estão a melhorar para o meu lado
Vejo tudo ao contrário
E se não fosse um ano que perdi aqui
Já estaria com quatro anos de firma
Infelizmente me tiraram um ano
E agora tenho três anos de firma
Três anos jogados fora
E não faz diferença
Mais anos menos anos
E tenho é que arrumar
Algo melhor e mais seguro
E ganhar um pouco mais
E o que se faz com Cr$3.500,00
Numa cidade
Tal qual o Rio de Janeiro?
É receber aqui 
E deixar ali na frente
E nesse mês de Novembro que passou
Não saí um fim de semana
E vai para mais de dois meses
Que não pego uma mulher
E nem sequer fui ao cinema
E só tomei um porre de vinho
Num sábado qualquer
Porém todo mundo
Ficou a reclamar
Qualquer empreguinho aí
Paga mais do que aqui
E na sala de aula
Todo mundo ganha mais do que eu
E a rapaziada da minha idade
Quase toda já tem
O seu próprio carro
E o pior é que eu
Não sei me revoltar
Não sei dizer um basta nisto aqui
E partir para outra
E o pior é que eu
Tenho medo de sair daqui
E ir para um lugar pior
E tenho medo de arriscar
Se me surgisse uma boa oportunidade
Se me surgisse um novo e bom emprego
Porra
Quando é que vai surgir?
Vai fazer cinco anos
Que estou no Rio de Janeiro
E para ser franco
Ainda não tive aqui
A minha grande oportunidade
A minha grande chance
Só se eu tive
E dormir no ponto
Por que às vezes
A oportunidade vem
E pega as pessoas desprevenidas
A dormir ou a cochilar
E tenho que me manter alerta
E com os sentidos aguçados
E não posso me desanimar
E vou aguentar a barra por aqui
E apesar de tudo
É daqui que sai
O pouco de dinheiro que recebo
E que ainda dá para um porre mensal
E é uma merda
E uma verdadeira merda
Porém o que se há de fazer?
E tenho que ir ao médico
E fazer um check-up
Para ver o que vem a causar
Uma erupções infecciosas
Em minha pele
E tenho que ir ao dentista
E tenho que fazer exame de vistas
E comprar óculos novos
E tenho que fazer 
Um monte de exames
E uma recauchutagem geral
E renovar matrícula no colégio
E dar a parte da contribuição em casa
E só quero ver
Como vou me arranjar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário