sexta-feira, 16 de setembro de 2022

só depende de mim

só depende de mim
e de minha capacidade
e se não tenho a mim
e nem tenho minha capacidade
a matéria-prima para compor
a obra-prima
e nem terei os belos
e nem as artes para criar
as belas-artes
e continuarei a mendigar
por todas as constelações conhecidas
e as galáxias encobertas
pelos cinturões de estrelas
e não desvendarei nenhum mistério
e rastejarei na poeira cósmica
sobre as tempestades solares
e não serei pai
e nem serei mãe
e nenhuma gema 
se desvendará em meu nome
e nenhuma pérola
se parecerá comigo
e se quiser imortalizar algo
terei que fazer algo digno de fidalgo
e partir átomo por átomo
e molécula por molécula
e partícula por partícula
para liberar uma nova energia
que já será velha
quando o poeta existir
duma nova poesia
e dum novo genoma
e dum novo poema
e a correr o risco
de não agradar aos desvendados
e desvendadores de enigmas
e solucionadores de teoremas
e conjecturas milenares

BH, 01601202021: Publicado: BH, 0160902022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário