quinta-feira, 9 de março de 2023

diz aí para mim o que é a poesia

diz aí para mim o que é a poesia
pois preciso
e quero saber
e diz aí para mim o que é o poema
pois também preciso
e quero saber
e respondo que é
justamente tudo que não é
e que não se sente
e que não se sabe
senão não tem graça
nem sensação
nem emoção
e tem que ser o que
ainda não é invenção
e invento um tipo de vento que
ainda não foi inventado
e que não foi soprado
e o amor que ainda não foi dado
e a paz não encontrada
e a mulher que precisa ser amada
e é desprezada
e é desrespeitada
e diz aí para mim um sabido qualquer
letrado estudado
é que sou iletrado
apedeuta aculturado
e nem sou estudado
e só sofro o efeito da osmoze
e da fisiologia
e sem filosofia
e invisível
a quem ninguém diz nada no aquém
nem no além
e jaz assombração pior do que as das
histórias de assombrações que contava
minha vovó
e olha que pego com preces
e orações
e rezas
e ladainhas
e até choros
e lamentações mas sem alegria
e ninguém diz lá no canto
o que é o poema
o que é a poesia

BH, 0220202023; Publicado: BH, 090302023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário