domingo, 24 de março de 2013

Meu pensamento é enfatuado e penso ser; BH, 06070202003; Publicado: BH, 0240302013.

Meu pensamento é enfatuado e penso ser
Presumido, vaidoso e arrogante e devo ter nascido
Dum enfatuamento entre o pai e a
Mãe, ou da enfatuação dum clone; mas, não
Sei bem o que me tornou tão enfeado assim, que
Qualquer motivo vil e vulgar serve para enfebrecer
Meu ser, passar meu corpo a estado febril
E criar febre na minh'alma; mas, não
Nasci em dia de carnaval e por isso
Não sou enfeitado, não ando ornado
De enfeites, nem adornado, ou ataviado e
Muito menos alindado; pois não faço barba
E nem corto, ou penteio os cabelos, odeio
Escovar os dentes e tomar banho; e não
Gosto de roupas novas e detesto sapatos
Novos e literalmente penso que sou
Um homem das cavernas; uma peça
Mal costurada, que serve para formar
Seio e fole, produzir folipo, enfolipar
Ao revestir com flanela, ao enflanelar
O coração; e enfivelar o organismo,
Pôr fivelas nas entranhas, guarnecer
Com fivelas a medula; e costuro neste
Enfivelamento, todo o composto do conjunto
Que me forma e neste ponto não sou
Enfitêutico, não sou de enfiteuticar-me e
Nem de aforar nada dos meus elementos; e
Passo longe de ceder qualquer coisa,
Para não enfistular o sangue, ou
Tornar o tecido fistuloso, ou criar
Fistula na carne; ou ulcerar-se
Qualquer órgão, qualquer órgão
Enfisematoso, qualquer ponto enfisemático,
Que atrapalha o enfiador, o aparelho, ou o
Instrumento que enfia, que faz passar um fio através
Duma agulha, entre uma carne e um
Nervo; é esta enfiação que torna o artigo
Sem o enfiamento, sem a importância
De colocar objetos num fio, a causar total
Enfezamento e não a mesma alegria
Dum artilheiro ao fazer um gol, numa
Partida decisiva de futebol; e o artigo
Bruto assim, causa raquitismo, atrofiamento
Mental, aborrecimento e irritação; e nunca
O escrito enfezado, raquítico, pequeno,
Acanhado, aborrecido, irritado, terá no
Seio popular o lugar dum gol; e não
Pretendo enfeudar nada, criar um partido
Dos artigos, entregar-me à uma pessoa,
Como um articulista profissional; e
Avassalar alguém para depender dele,
Para sobreviver, submeter a todos e constituir
Um feudo, para que os artigos também
Sejam comemorados com a mesma,
Intensidade dum gol; nada mesmo
De enfeudação e nem de enfestoar, nada
De enfermeira para quem não está doente;
Quero uma mulher, mas não uma que cuida
De enfermos e não morrerei numa enfermaria;
E morrerei antes de enfermar, numa casa, ou
Numa sala; e se adoentar-me, ou adoecer-me,
Deixai-me sem enfermagem; sem funções e
Sem serviços próprios, sem tratamento;
Podeis enfeltrar o féretro e a tumba; podeis
Envolver em feltro o ataúde e o esquife e no
Lugar do meu nome escreveis assim: caixão
Do defunto; depois é só enfeixar com fereza,
Atar enfeixe com crueldade, juntar com
Ferocidade, reunir os restos mortais no enfeixamento
Final, e enfeitar para enganar os cegos; e usar
Enfeites e atavios, adornar, esconder a tristeza
Que um dia fui em vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário