terça-feira, 12 de março de 2013

Requiescat in pace descanse em paz; BH, 02202301202003; Publicado: BH, 0120302013.

Requiescat in pace descanse em paz
É do ofício dos mortos e das encomendações
De defuntos mas deveria ser ditas aos vivos
Pois nós somos os que estamos a precisar de paz
E também de amor e tu podes até dizer para
Mim res non verba realidade e não palavras e
Sei que não tenho realidade e o que realmente
Sobra em mim são as palavras e sou amante
De todas elas e um bom amante até porém
Infiel não sou fiel a nenhuma palavra e
Cada vez mais o que quero são as palavras
Não faço delas res nullius coisa de ninguém
Mas sim minhas infinitamente minhas; e
Eternamente minhas estão para mim como o escatel a
Abertura no extremo duma cavilha de navio para meter
A chaveta está para o navio e não deixo meu solo se
Transformar em escarambada comigo ele andará sempre
Fértil pois sou escarafunchador esgaravatador de
Palavras remexedor e bisbilhoteiro de vocábulos e não
Uso a verborrágica para escarabocho como um desenho
Muito imperfeito uma garatuja e uso-a para decifrar o
Escarabídeo espécime dos escarabídeos família de
Insetos coleópteros que tem por tipo o escaravelho
E para decifrar os escaques divisões dos quadrados do
Tabuleiro de xadrez e do escudo em cores alternadas e
Feliz de quem tem no escapulal o peso de todas as palavras
Não precisa de fuga para nada não tem necessidade
De escapatória e nem dá uma escapadela ou
Uma escapula da realidade da mesma
Maneira que se sabe descamisar o milho ou
Desfolhar uma árvore a palavra também é para
Se escapelar deixá-la nua despida em carne
Viva em pele e osso e a palavra deve ficar escapelada
Pelada livre igual a um pássaro a voar no azul
Do firmamento e milagre existe Deus existe e 
Creio em Deus e se algum dia encontrar-me cara a
Cara com Ele pedirei cada vez mais inteligência
E sabedoria sem escantilhar pela retórica ou
Deixar escantilhado o falar e gosto de ver a arte
Em minha vida sempre como um escansão
Um ato ou uma maneira de escandir sempre
Na subida de tom e na elevação de ritmo em
Poesia e não quero subir na vida pelo escano
Ou pelo escarro e se Deus permitir será pela arte que Ele me
Deixará dominar e este dom não deixarei
Escanifrar e não deixarei emagrecer a vontade
De todo dia escangotar a verdade e segurar a
Realidade sacudir pelo cangote pelo pescoço
A mentira e livrar a humanidade dela e da
Hipocrisia e da falsidade e o mundo está muito
Estragado e o mundo está partido desarranjado
O mundo está escangalhado e só a palavra certa
Pode consertar o mundo se tiver de ficar bem
Escanelado com pernas e canelas esguias e magro
De tanto rodar o mundo atrás das palavras não
Medirei esforço para ficar assim e desde que a palavra
Não seja ruim e seja útil como o escândio elemento
Químico, metal, símbolo Sc, peso atômico 45,1 e número
Atômico 21; não será qualquer escandescência nas hemorroidas,
Ou prisão de ventre que irá nos escanchar nos escachar
As entranhas abrir pelo meio ou nos desconjuntar na
Hora de colher a escândea espécie de trigo muito
Branco e duro também chamado durázio pois a
Palavra às vezes também deve ser dura sem causar
Efeito escandalizador a palavra é tão ou mais
Especial do que o escansão o copeiro encarregado
Dos vinhos e de suma importância e debaixo
Duma escâmula uma pequena escama pode-se
Esconder um grande significado um grande
Sentido e todo caminho deve ser então um
Perfeito escampo um limpo escampado um claro
Descampado para escamisar a palavra tirar a
Camisa do verbo descamisar item por item até
Que se chegue ao filé mingnon e um falar
Escamígero um escrever escamoso um pensar
Escamífero ficam a parecer mais coisa de réptil
De fóssil escamento de ser escameado e que
Talvez nem exista mais e na vida temos que
Fazer de tudo de escambador cambiador,
Que faz as trocas monetárias tal o cambista e 
Agora francamente devo confessar um fracasso
Numa discussão hostil numa controvérsia rude
Perco de goleada minhas mãos tremem minha
Boca fica seca e embaraço-me em todos os pensamentos
E sou rapidamente envolvido pelos adversários e
Sofro mais do que o escamel e suporto mais do que
O banco onde as espadas são polidas porém tenho
Certeza que um dia acabarei também com esta
Escamadura e quando entrar num confronto
Verbal serei imbatível igual ao Sócrates e aí
Nada mais terei para escamar em mim e mesmo
Zangado ou irritado manterei a consciência do raciocínio e
Manterei limpo de escamas o cérebro e escamado o
Crânio e infelizmente a escamadeira a mulher que
Escama peixe perderá o seu emprego comigo e
Quanto mais o tempo me deixar escalvado com
O semblante calvo não posso permitir que o
Meu terreno interno fique sem vegetação e não
Posso manter dentro de mim nada de insosso
E se sentir algo de insípido ou de escalrichado
Fico logo preocupado e até entro em depressão e
Arranco a gramínea nociva às minhas searas e
O escalracho da agitação que o navio produz
Na água com o seu movimento torna-se
Normal e tranquilo e no meu interior portanto
Nunca será preciso escalrachar e deixo sempre
Em condições de me satisfazer as necessidades
E então com todo o escalpamento que o mundo
Tenta me impingir procuro uma palavra bonita
Ponho-a na boca e saio pelo universo a sorrir.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário