quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nietzsche, Além do Bem e do Mal, Abster-se reciprocamente de agressão; BH, 090502013.

Abster-se reciprocamente de agressão, de violências, da exploração,
Identificar sua vontade com as dos outros:
Isso pode passar, entre indivíduos, por ser de bom tamanho, mas
Somente de um ponto de vista grosseiro e quando se interpõem
Condições favoráveis (isto é, quando suas forças são iguais, as medidas
De valor são as mesmas e fazem parte do mesmo corpo).
Mas desde que seja impelido para mais longe esse princípio, desde que
Se queira fazer dele o princípio fundamental da sociedade, percebe-se que
Se afirma por aquilo que realmente  é:
Vontade de negar a vida, princípio de decomposição e de declínio.
Aqui convém aprofundar o pensamento e ir até o fundo das coisas,
Guardando-se de toda fraqueza sentimental:
A própria vida é essencialmente apropriação, agressão, sujeição daquilo
Que é estranho e mais fraco, opressão, rigor, imposição das próprias
Formas, assimilação e, no mínimo no caso mais brando, exploração -
Mas por que empregar sempre palavras às quais desde sempre foi ligado
Um sentido calunioso?
Esse corpo social, no seio do qual, como foi suposto anteriormente, as
Unidades se tratam com iguais - é o caso em toda aristocracia sadia -
Esse corpo, se ele próprio é corpo vivo e não um organismo que se
Desagrega, deve ele próprio agir, com relação aos outros corpos,
Exatamente como não agiram uma em relação às outras suas próprias
Unidades: deverá ser a vontade de potência incarnada, quererá crescer,
Se estender, atrair, chegar à preponderância - não por um motivo moral ou
Imoral, mas porque vive e porque a vida é precisamente vontade de potência.
Em nenhum ponto a consciência comum dos europeus tem hoje mais
Reticências a aprender que nesse; agora se sonha em toda parte, mesmo sob
Aparências científicas, estados futuros da sociedade, cujo caráter de
Exploração deva desaparecer; - isso soa a meus ouvidos como se se
Prometesse inventar uma vida que dispensasse toda função orgânica.
A "exploração" não é o fato de uma sociedade degenerada ou incompleta e
Primitiva: ela pertence à essência do ser vivo, como função orgânica de
Base, é uma consequência da vontade de potência que é justamente a
Vontade de vida.
 - Suponho que, como teoria, isso possa ser uma novidade, na realidade é o
Fim primitivo que serve de base a toda história.
Que se tenha bastante lealdade para consigo mesmo para confessá-lo!

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