terça-feira, 26 de março de 2019

Olha só que discrepância; BH, 060601999; Publicado: BH, 030102013.

Olha só que discrepância
Até parece que o açafate
É esposo da açafata
Porém uma coisa não tem
Nada a ver com a outra
Açafata é a moça dama
Que ajuda a vestir a rainha
É a criada do paço
Açafate é um cesto de vime pequeno
Sem aro sem tampa
A língua tem estas coisas
Veja o açafrão
Planta bulbosa
Da família das iridáceas
A flor dessa planta
A substância corante
Que também é extraída
Estou até meio açafroado
Da cor do açafrão amarelado
Aí que calor
Dá-me um refresco aí
Pode ser de açaí
Palmeira da Amazônia
É do fruto dessa palmeira
Com o qual se prepara o refresco
Minha mulher conhece muito bem
É do Amapá
O nome dela é a santa
Açaimar de lá açamar de cá
Açaimo daqui açano dacolá
Vou é mais é acaipirar-me
Tornar-me semelhante ao caipira
A vida aqui na capital
Não está boa não
O certo é passar a tarde
À sombra dum açaizeiro
Um pé frondoso de açaí
Espero que exista por aqui
Um bem frondoso calmo
Que esbanje serenidade
De mata virgem singela
Com pés de acajus outras madeiras
Que se assemelham ao mogno brasileiro
Com muitos pés de acajus
Planta da família das meliáceas
Das florestas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário