terça-feira, 24 de janeiro de 2023

quem me dá um dom aí pelo amor de deus?

quem me dá um dom aí pelo amor de deus?
é que sou mendigo
e não tenho nenhum dom
e peço um dom por mais insignificante que seja
e é como se pedisse uma esmola
ou uma moeda
e é que todo mundo tem um dom
e mesmo que seja um dom vil
e imundo do capitalismo sujo
ou um dom podre do neoliberalismo nocivo
e predatório
e do estado mínimo
e da globalização privatizadora
mas estou aqui neste semáforo
e a esmola que peço a alguém
é um dom dalguma coisa
e que seja a mínima também
mas que me faça me sentir alguém
é que na imundície desta sociedade
ninguém dá um dom sequer a um invisível
quanto mais um dom que faça visível
ou relevante com uma esmola que
retira o esmoler do ostracismo
ou com uma moeda que mate a fome
de dons do mendigo pedinte de porta
em porta de residência
ou de igreja
e de resistência de vez em quando
até que vem mas de igreja nunca
pois não é instituição de caridade
e de portal em portal de matriz
ou filial de basílica
ou paróquia com a canequinha na mão
uma esmolinha aí para o ancião que
nunca teve um dom na vida
mesmo o dom da razão

BH, 01501202022; Publicado: BH, 0240102023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário