terça-feira, 21 de janeiro de 2020

"Originais", RJ/1980, Não sou muito chegado à leitura; Publicado: BH, 0210102020.

Não sou muito chegado à leitura
E se juntarem numa estante
Todos os livros que já li
Não chegam aos cinquenta
E hoje me arrependo
De ser um péssimo leitor
Gostaria poder
Ter a vontade
De ler muito mais 
Mas não sei
O que tem comigo
Quando pego num livro ara ler
Começo a divagar da leitura
Não entendo o que leio
Cochilo e babo em cima do livro
De vez em quando
E paro a leitura
Nas primeiras páginas
E enfim desisto do livro
E o deixo de lado
E abandonado em qualquer lugar
E é por causa disso tudo
A razão desta minha grande ignorância
Desta boçalidade toda
Estas idiotice e imbecilidade e mediocridade
E quem não lê meu chapa
Mal fala e mal ouve e mal vê
E é o meu caso
E é o que acontece comigo
Falo mal e ouço mal e vejo mal
E escrevo pior ainda
E quem não lê
Talvez nem viva
E nem sonha e nem pensa
E sente dificuldades em tudo
E se torna um ser obtuso
Obscuro e sem ação
Sem nada
Atrofia a inteligência
E o desenvolvimento mental
E se torna impotente e incompetente
E não sou chegado à leitura
E não leio nada
E sou um leitor mesquinho
Por favor podeis me enterrar
E sou uma toupeira
Um cadáver apodrecido
Um defunto esquecido
Fora da sepultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário