segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"Poemas de Hoje", RJ/SD, Mineiro; Publicado: BH, 0270102020.

E vim de Minas Gerais
Para o Rio de Janeiro
Atrás de mulher
E ganhar o meu dinheiro

Mas quando cheguei ao Rio
E saltei na estação
Ai meu Deus do céu
Como doeu meu coração

Saudade de minha terra
Meu pedaço de torrão
Ai Minas Gerais
Não pedi sua benção

E sou um capiau
Nem sei assinar o nome
Foi só chegar ao Rio
Comecei a passar fome

Sem um dinheiro no bolso
Sem mulher para se amar
Sem um pedaço de pão
Sem uma casa para morar

Passados muitos anos
Nesta terra de sol e calor
Barriga no espinhaço
A costela já secou

A mulher não me quis
O dinheiro não ganhei
Vou para Minas Gerais
Lá talvez viverei

Chega de sofrimento
Chega de dormir na prisão
Pois como não tenho emprego
Sou tomado por ladrão

Vou lá para o meu sertão
Onde um homem é um homem
Tem amor e coração
Trabalha e não passa fome

A mulher lhe dá amor
Até o último dia de vida
E no mais frio dos invernos
Ele vai sentir calor

A justiça lhe apoia
A lei lhe dá razão
Não tem coisa melhor
Do que nascer lá no sertão

O que que faço aqui?
Nem mesmo sei dizer
Bem antes de aqui chegar
Já comecei a morrer

De volta para Minas Gerais
Saí do Rio de Janeiro
De volta para a mulher
E de volta para o dinheiro

Agora sou um homem
Vivo e tenho direitos
O cachorro já morreu
E recobri meu esqueleto

Os olhos cheios de luz
Na boca uma canção
Nos lábios um sorriso
No peito um coração

Agora Minas Gerais
Como é bom aqui estar
Acabou-se a minha morte
Já posso viver e amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário