sexta-feira, 17 de julho de 2020

"Originais", RJ/1980, Poema do índio; Publicado: BH, 0170702020.

Poema do índio
É que sou indigenista
E minha luta pelo índio continuará
Mesmo depois de minha morte
Pois um indianista
Mantém a batalha pelos índios
Que vem em primeiro lugar
E antes de mais nada
Grito pelos índios
Morro pelos índios
E não quero mais nada
E quero apenas que o índio
Seja preservado
Seja mantido vivo
Em suas próprias terras
E no seu meio ambiente natural
E quero tirar os índios
Das mãos de militares corruptos
E das mãos dos políticos manipuladores
E das mãos dos exploradores traidores
E que só sabem entregar os índios
E quero apenas que os índios
Não sejam destruídos
E nem sejam desconstituídos
De suas riquezas e bens
É que sou a favor do índio
E sou pelo índio
E sou pró índio
Sou dos índios
E nada mais me interessa
E o que me preocupa
É a covardia sofrida
É a sacanagem acobertada
E as safadezas praticadas
Das quais o índio é vítima
Chega de exterminar o índio
Basta de explorar os índios
Nos seus habitat
E quero que todo mundo um dia
Se una à minha luta
Se una à minha batalha
Pela defesa dos índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário