sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A ignorância e fora com tudo isso que impede o progresso; RJ, 060701980; Publicado: BH, 01401202012.

A ignorância e fora com tudo isso que impede o progresso 
E a emancipação do nosso povo e que desapareça das 
Paredes das cidades a inscrição da palavra FOME; 
E que desapareça de verdade; não limpada por mãos hábeis,
Mas por mãos inteligentes e que tragam
Soluções aos nossos problemas; mãos que
Nos ajudem a pensar e a construir a ponte
Inabalável ao nosso futuro; mãos que não
Procurem esconder e limpar das paredes
A palavra FOME, porém, mãos que deem de
Comer a quem necessita; que acabe de vez
Com esta miséria e com esta desgraça no  
Nosso querido país; ando louco atrás dum
Emprego; corri a cidade toda a procurar e
Não encontrei nada; já deixei a faculdade
Por não poder pagar a mensalidade; não
Pude comprar nenhum dos livros que os
Professores passaram; a maré realmente
Está ruim para mim; sei que vai ser
Difícil; não vou desistir de procurar;
Tenho que fazer minha faculdade; lutei
Para passar num vestibular e agora vou
Parar de estudar por não poder pagar a
Faculdade; é um ultraje; o diabo é que não
Tenho profissão definida; não sei bater
Máquina  e nem sei fazer nada; não sei
Mesmo como é que vou trabalhar; vai ser
Difícil alguém querer empregar um amador
Que nem sabe nada; vai ser bem difícil
Alguém querer assinar minha carteira
Profissional; vai ser difícil, mas não
Impossível; vou procurar em tudo quanto
For lugar; deve existir alguma vaga a
Sobrar por aí; não estou a me preocupar
Com salário; não estou a exigir e nem
Tenho condição de exigir nada; desde que
Dê para a faculdade e para a condução, não
Importo-me quanto seja o salário; quero
Mesmo é trabalhar o mais rápido possível;
Preciso de dinheiro para comer e para pagar
O aluguel; tenho que fazer e cumprir um
Monte de compromissos; preciso pagar
Cr$1.500,00 ao João da Melba; preciso
Pagar Cr$500,00 ao doutor Apiacá; preciso
Ir ao dentista obturar uns dentes; preciso
Pagar à mamãe e ao papai o dinheiro que
Devo a eles; preciso ajudar à minha mulher
Nas compras e na manutenção da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário