domingo, 31 de julho de 2011

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira; BH, 060701999; Publicado: BH, 0310702011.

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira,
E a alfarrobeira é uma árvore,
Da família das leguminosas.
E a alfavaca é uma planta labiada,
Do gênero ocimum, de suave aroma;
A alfazema é planta também,
Da mesma família,
Que exala forte fragrância;
Em uma o perfume é suave,
Na outra é mais forte;
O que me faz lembrar,
Do alfeloeiro da rua,
Que fazia alféloa para vender;
A massa de açúcar ou
Melaço em ponto forte,
Usada como confeitaria,
Como o açúcar-cande alfênico;
E o doce feito dessa massa,
Muito alva e consistente,
Que torna as pessoas
Delicadas e melindrosas,
Calmas e acanhadas,
Enebriadas pelos olores,
Odores e cheiros de dar
Água na boca com o sabor
Da alféola e do alfenin;
E me faz sentir um alferes,
Do antigo posto militar,
Correspondente ao atual
Segundo-tenente;
Recebo logo uma alfinetada,
Por minha tamanha pretensão,
Querer tantos aromas,
Querer tantos perfumes,
Querer tantos doces,
Querer tantos cargos,
Recebo logo outra picada de alfinete,
Com uma dor aguda e rápida,
E recebo logo uma crítica,
Por minha ação,
Vem logo uma agressão,
Por minha ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário