sábado, 24 de junho de 2017

Afasta-te e estou a desfazer-me; BH, 0140402001; Publicado: BH, 01º0902014.

Afasta-te e estou a desfazer-me, 
A livrar-me dos meus líquidos, pelos
Poros e pelos olhos; a dissolver-me ao andar
E trabalhar ligeiro pelo meu fim; veja,
Estou a desimpedir meu corpo, a livrar do 
Embaraço da vida o meu ser, ao desembaraçar-me
Em benefício da morte; e expedito no 
Movimento, ágil nos elementos, desimpedido
Na natureza, como o que não tem embaraços,
Posso morrer desembaraçado, virar um cartucho,
Que vieram tirar a bala; virar uma arma
De fogo que vieram tirar o cartucho, uma
Embalagem sem nada dentro; um cadáver que
Serviu para desembalar o caixão; afasta-te,
Vou descoser-me, desmanchar a bainha
Da minha costura; desembainhar-me para não
Mais ser desprimoroso; não mais serei
Chamado de desairoso e ninguém vai mais  
Dizer que não sou elegante, pois, geralmente,
Defunto não é deselegante; todo defunto
Que conheci, foi encomendado e despachado,
Bem vestido e arrumado; e é esta a minha 
Intenção, meu desígnio é este, é a concupiscência
Do meu coração; no fim do apetite carnal,  
Do abrir mão da cobiça, da aspiração à inspiração
E imaginação que nunca povoaram-me; é o 
Bastar do ato de desejar o que é digno, é 
A morte do desejo; do bom destino desejável,
Do ter gosto de um empenho, o eterno cobiçar,
Querer e apetecer sem pensar; escravo da 
Vontade do mal educar, do estragar
Da educação, a vergonha do deseducar;
O descrédito pela mácula, pelo efeito de 
Desdourar e pelo desenvolvimento do desdouro;
Que expõe o desdobrar das trevas, o desdobre da
Escuridão, a penumbra desdobrável e que
Não será o envidar de todos os esforços da
Luz, que irá fracionar, ou dividi-los, como
Se fossem em turnos e nem irá abrir, ou
Estender, como algo que estava dobrado e
Agora quer negar; desmentir as sombras,
Contradizer o escuro, desdizer a infelicidade;
Esconder da desgraça, a falta da dita, a
Desdita causada pela ida da luz; e a alma
Desgraçada e a pessoa infeliz, o ser desditoso.
Não mudará se não aceitar o raio de sol,
Se não abrir a janela, escancarar a
Porta e destelhar a casa sem receio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário