quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ganhei um sufixo áceas; BH, 080901101999; Publicado: BH, 0180802011.

Ganhei um sufixo áceas,
Designativo de família botânica,
Que tem por tipo do vegetal,
Representado pelo radical,
A que se une para deixar ser acéfalo
E ser um jardim de rosáceas,
Jasmináceas e outras floráceas;
Onde se indica a qualidade,
A natureza de cada coisa,
O herbáceo da grama de relva,
Malváceo de malva;
O áceo que falta ao acentuado,
Evidente de luz do sol,
Bem saliente no bem do dia,
Definido na precisão,
Preciso na definição;
E ao deixar de ser acefálico,
Para ser o acepipeiro do universo,
O que gosta de fazer os acepipes,
Admirados pelos deuses do Olimpo;
E conseguir deles a aceptilação,
O ato pelo qual o credor,
Dá quitação ao devedor,
Sem que este pague a dívida;
Pois só com os acepipes,
A minha grande dívida com os deuses,
Será considerada paga;
Graças aos deuses,
Vivas a todos eles, e
Que na minha acéquia,
Minha regueira de terreiro,
Nunca faltaram leite e mel;
E no meu açude também,
Nunca faltaram água e vinho;
E o azeite que na azenha,
Não venha parar o moinho,
Que moi eternamente,
Os grãos de minha seara;
E o aqueduto armado,
Leve longe a notícia,
Da minha felicidade;
Para que seja dividida,
Por outras vidas necessitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário