terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Corcunda porque carregas assim essa tua corcova na cacunda? BH, 01101102012; Publicado: BH, 0160202016 .

Corcunda porque carregas assim essa tua corcova na cacunda?
És um camelo, ou um 
Dromedário? és um mamute, um 
Mastodonte, ou um elefante? que tipo 
De animal és, corcunda, com esse 
Cupim, esse monturo, essa elevação
Escavada nas costas? nem Quasímodo
Era tão corcunda assim como tu e nem
Tão disforme e monstruoso; é por isto
Que esquivo-me nas folhagens, camuflo-me
Nas ramagens e refugio-me nas mais
Densas cavernas; todos que me veem, assustam-se
E assombrados, procuram as sombras, devido
Ao meu aspecto sombrio; porém, percebo que,
Não és um animal feroz, sanguinário, 
Predatório; metes medo mas, não atacas
E covarde só foges, medroso; falarei aqui
Das trevas onde estou, para não impressionar-te
Mais, não sou predador, meu alimento é o 
Vento e bebo chuva, como raízes e frutas e
Frutos, a abelha oferece-me mel e por cama
Tenho a relva; e só sais à noite? de dia,
Só quando o tempo está bem fechado e 
Posso mover-me livremente, de noite, só
Em lua nova e com poucas estrelas no 
Céu e muitas nuvens; posso conhecer tua
Caverna? tenho uma lanterna aqui comigo;
Seja bem-vindo à minha humilde morada;
E aquele orifício no alto, lá no teto, o que é?
Dali observo o universo, quando sinto-me
Muito solitário e é justamente, nessa hora,
Que estou mais próximo de entrar no santuário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário