quinta-feira, 15 de março de 2018

Perdeu-se totalmente ergásio todo tudo; BH, 0150200102004; Publicado: BH, 0300302013.

Perdeu-se totalmente o ergasio todo tudo
Que exprime ideia de trabalho já ficou esquecido
Há muito tempo restou somente a ergasiofobia
O horror ao trabalho aquele ergo do ego o teor designativo
De trabalho que trazíamos dentro de nós a ergafobia
Já assustou com total aversão sem trabalho sem
Querer trabalhar cada vez mais o calabouço vai se
Encher de desempregados haja masmorra para
Guardar tantos vagabundos a enxovia está pequena
Com a superlotação o cárcere já não escolhe
Mais a idade do cidadão da tenra idade ao
Ancião todos vão para o ergástulo quando
Estão sem ocupação em mim o desemprego sempre
Causa ereufobia fico com medo de enrubescer
Em presença doutrem de vergonha por ser
Um eterno desempregado de tanto ficar à toa
Estou cheio de gangrena com câibras pelo corpo
Todo espasmos parecidos com envenenamento
Crônico pela ergatina o que nela se caracteriza
Dos alcaloides do centeio tal paralisia gera ainda
O ergotismo a mania de argumentar por silogismos
Até a minha mente precisa da ergoterapia do
Tratamento como o de certas doenças mentais que
Consiste em atribuir ao doente pequenos trabalhos
Manuais mesmo se fosse a par do folclore
Abraçaria a ergologia a parte da Etnologia que
Se ocupa da cultura material só para não
Ficar sem fazer nada se passar por um ergógrafo o
Aparelho que registra as variações de força muscular
Produzidas pelo trabalho mental ficará inerte
Pois faz tempo que meu cérebro não fica eriçado
Não existe pensamento que o deixa encrespado
Nem ideia que o deixa arrepiado dentro da
Cabeça parece que só trago ericácea a espécime das
Ericáceas família de plantas dicotiledôneas
Cuja espécie mais comum é a azálea até já
Esqueci o raciocínio do erg a unidade de trabalho
Em Física no sistema de unidades C.G.S. (centímetro
Grama segundo) que representa o trabalho realizado
Por um dina (unidade de força deste sistema) quando
Desloca o seu ponto de aplicação dum centímetro
Na própria direção da força hoje o trabalho não
Cresce nem como a erepsina o fermento do suco
Entérico ou intestinal que em meio neutro ou
Alcalino desdobra as peptonas em ácidos amimados
A completar a ação da triposina; ao gerar um
Efeito tão artificial quanto a erétria gostaria de
Ver o trabalho ou o emprego ou a ocupação bem perto
Não tão distante quanto o Eridano a constelação
Austral sem o que fazer sinto-me fraco frágil
Inseguro um salário digno me deixaria pelo
Menos igual ao latão ou mais ou menos igual ao
Cobre talvez igual ao bronze ou quem sabe muito
Mais eril muito mais brônzeo é o que me
Falta ser quando estou sem o que fazer o dia
Em que encontrar quero agarrar como a érina o
Instrumento cirúrgico anatômico que serve para
Prender levantar afastar tecido é uma espécie
De afastador em garra que me afastará da desocupação
Duma vez por todas para prender as oportunidades
Farei igual ao erinácio o erinacídeo dos Erinacídeos
Família de mamíferos insetívoros que tem por tipo
O ouriço lançarei meus espinhos por todas direções
Se não der certo resta-me a vegetatividade da
Eriocaulácea das Eriocauláceas família de plantas
Monocotiledôneas seu relativo eriocauláceo num
Terreno que não saberei identificar devido ao érbio
O elemento químico metal símbolo Er de peso atômico
167,64 número atômico 68 ou sua erbina do hidróxido
Quanto a desinência peculiar ao infinito impessoal
Dos verbos da segunda conjugação passarei a dever
A temer a poer pois hoje por exemplo nem sei o
Que fazer se fugirei para o equóreo em busca
Da solidão do mar alto ou se fico na solidão
Da multidão ou do meu próprio coração sei
Que falta-me equipolência não me transformei
Em equipolente no que tem igual poder ou que tem
A mesma acepção equivalente ou do que diz-se
Do vetor em relação a outro quando pode
Coincidir com esse outro por um movimento de
Translação pois a equiponderância também é uma
Qualidade ter caráter equiponderante, de peso
Igual equilibrado é o mesmo que ser justo
Saber equiponderar pesar por igual equilibrar
Contrabalançar igualar-se é o mesmo que ter liberdade
Fraternidade irmandade é distinguir-se da equimetácea
Espécime das Equinetáceas família de plantas criptogâmicas
Vasculares pteridófitas é não ser o feto equisseto da cavalinha
Nem o equinocarpo que produz frutos eriçados de pontas
Ásperas com as quais não pretendo jamais fazer do
Meu coração um equino ouriço numa moldura oval
Lavo meus pés pois não sou equissípede tal o ser que
Tem as patas revestidas de pêlos também áspero o muito
Que poderei chegar a ser um dia é um equimultíplice
A passar por um equimultiplo como dois ou mais
Números em relação a dois ou mais outros quando são
Respectivamente iguais aos produtos destes outros por um
Mesmo número pois provenho da mistura que contém
Diferentes corpos em igual proporção molecular um
Fantasma equimolecular um ente equidno

Nenhum comentário:

Postar um comentário