quarta-feira, 14 de julho de 2021

Minha casa; Publicado: BH, 0140702021.

Na minha casa tem
Tem crianças
Tem meninos
E tem meninas
Tem quintal
E tem árvores
E tem jardim
Tem plantas
E flores e folhas
Tem gato
Tem cachorro
Passarinhos e pombos
Tem tanque de lavar roupas
Tem gamelas para lavar vasilhas
E moringa com água fresca
Tem pote atrás da porta
E tramela no portão
Tem beija-flor
E borboletas
Tem rolinha-fogo-apagou
Na minha casa tem
Tem gente
Tem mãe
E tem pai
Tem irmãos
E tem irmãs
Tem almoço e janta
Refeição e merenda
Roupa lavada
Limonada
E cama para dormir
Tem rede armada na varanda
Tem bacia no terreiro
Alpendre para o outeiro
E peneira de catar
Arroz e café e feijão
Tem pilão e mão de pilão
Tem milho plantado
E bola para jogar
Tem jogo de damas
Tem vida
E tem amor
E de repente
Todo mundo
Entra na porrada
Todo mundo
Dá porrada
Todo mundo
Leva porrada
Na minha casa
Tem jornal
Tem revista
E tem livros para ler
A gente canta
A qualquer hora
E todo mundo grita
E todo mundo ri
Todo mundo participa
Todo mundo disputa
Com a mesma festa
Mesmo um pedaço de pão
Na minha casa
É um maior barato
Todo mundo é doido
Todo mundo é louco
Muito doido
Muito louco
É um verdadeiro céu
Tem grama verde
Tem galinheiro
E tem chiqueiro
Só não tem curral
Tem viola
E tem violão
Tem flauta
E tem canção
Tem taruiras nas paredes
E ratos no quintal
Tem joão de barro nos tetos
E morissoca de noite
Tem aranhas pega moscas
Tem moscas e mosquitos
E maribondo caçador
Tem abelhas
Tem besouros
E joaninhas
Tem formigueiros
Tem minhocas
Tem joão golo
E tem cacimba
Na minha casa tem
Tem panela no fogão
Fogão de barro branco
Tem pão na dispensa
Tem farinha
E tem azeite
E tem luz do sol
Chuva no telhado
Céu estrelado
Noite enluarada
Tem vagalumes
Que voam inquietos
Para lá e para cá e acolá
Tem cigarras que cantam
Sem nunca parar
Tem grilos e gafanhotos
Sapos e rãs
Gias e pererecas
Que formam de verdade
Uma grande orquestra
Sinfônica ou filarmônica
No fim da tarde
Na minha casa tem
Tem doce de coco
Tem doce de leite
E arroz doce
E tem feijoada
Tem tutu
Tem angu
E tem salada
Tem avô
E tem avó
Tem tios
E tem tias
Tem primos
E tem primas
Tem parentes
E tem parentas
Tem amigos
E tem amigas
No calor tem refresco
No inverno tem cobertor
Tem leite com mandioca
Tem pão feito à mão
E tem bolos e broas
Na minha casa tem
Tem um ser supremo
Que comanda a todos nós
Que nos rege
E nos perdoa
Na minha casa tem Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário