segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Nasci para ser experimentado porém de modo satisfatório; BH, 01º01202000. Publicado: BH, 0401202013.

Nasci para ser experimentado porém de modo satisfatório
E não contento-me comigo e nem consigo ficar contente 
Com o que tenho para sonhar; alegre, não sei o que é ser, 
Estar satisfeito, não sei o que é estar e penso que posso 
Até ser contentável com o azul do céu; e contentado
Com a claridade antagônica do dia exterior,
Com a minha note interior; querem, porém,
Não posso conformar-me, não posso dar-me, pôr-me,
Ficar e tornar a fingir que qualquer contentamento,
Pode me contentar; como minto com prazer, como
Finjo com satisfação, que alegria causa-me o
Não falar a verdade; e fico quieto, uso o meio
Prático para imobilizar-me, tais ossos fraturados
E manter-me no lugar igual vísceras com hérnia; 
Escrevo com grande aplicação de esforço mental,
É mortal a minha contensão, sou adversário
De mim, sou aquele que contende comigo e é 
O contendor do meu eu; no sonho passo a rivalizar
Com o sono, ter contenda com alguém do tamanho
De Golias, sou um Davi a contender com uma 
Funda na mão e perco a contenda, perco a
Cabeça na disputa; não encontro o x da questão,
Volto derrotado da guerra, perdido o combate; e
Choro na chuva sem contenção de pranto e fico
Fora do setor, como o de uma administração,
Que cuida das questões que envolvem litígios,
Ou interpretações jurídicas; olham para mim com 
Ar duvidoso, pareço um aspecto contencioso, vivo
Deslocado, sem controle, sem disciplina e sem
Dar tempo ao tempo, a correr atrás do tempo perdido;
E tudo por acomodar-me às circunstâncias, por não
Transigir, não condescender e nem contemporizar;
Que vergonha dá-me ao ser o que não só 
Contemporiza, tanto também não ser o contemporizador,
Não passar pela contemporização; ai, quem me 
Dera ser contemporâneo, do mesmo tempo que eu,
Na mesma época em que eu, a contemporaneidade
Está aqui e eu não sei onde estou; fico
Dado á contemplação do abstrato, fico perdido,
Contemplativo, à frente do espelho quebrado no 
Escuro; fico a olhar-me com caráter de contemplatividade
E a luz está apagada e posso mirar com desvanecimento,
Sortear os raios solares, dar como prova de consideração,
A luz que habita o meu coração; que admiração
Pelo frio, que considerar com amor pelas trevas,
Ao chamá-las de luz; que atenção e embevecimento,
Em contemplar o oco do vácuo do toco da vela e
Que olhar cego e contemplador, contempla com terror,
Que deferência pelo horror; não existe meditação
Profunda onde mora a superficialidade, não
Se pode contar onde não há quantitatividade; é,
Não sou um universo de constelações, sou contável,
Um, morro, choro, sonho, não existo como agente,
Que é elemento de ligação entre empresa e 
O anunciante; não mantenho relações póstumas
E nem o ato mórbido de exercer o sentido do tato
Tétrico; o contato cadavérico, o estado dos corpos que
Se tocam nos abismos das sepulturas, proximidades
Das carnes com os vermes; aderências com a morte
Anunciada, o ter, o entrar, o contatar, o incluir-se
Entre os exclusos; considerar-se entre os desconsiderados,
Dispor do que não se pode dispor, errar ao fazer as contas,
Ter esperança e confiança, acordado, vivo, lúcido,
Intenção de fé; a existência da idade do ser na
Razão, marcar o chão de pés descalços, terra sem asfalto,
Referir ao sangue que rega a areia tórrida; narrar
A saga consagrada, a história sagrada, computar os
Dados nos dedos, calcular sem determinar os números,
Acreditar, contanto que saiba conhecer, desde que não
Saiba contaminar, contagiar a infecção; infeccionar com
A corrupção, corromper com exatidão, sem tomar o tal
Cuidado como o contágio; é livrar da contaminação
O conta-gotas para a dosagem e a contagem do
Líquido precioso da vida livre do vírus contagioso,
Responsável pela transmissão da moléstia por contato
Direto, ou indireto e transmite ao contagiar a cruz
Na humanidade; o fardo da corcunda contagiante ,
O escore da goleada levada sob vaias, o fim da
Operação, com o paciente aberto e sem anestesia,
Fica no CTI, no setor da organização onde são
Realizados os serviços de contabilidade da contadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário