segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Planta rosácea mata-me a saudade; BH, 0150302001; Publicado: BH, 090902013.

Planta rosácea mata-me a saudade
Duma das grandes divisões geográficas da flora brasileira
Minha ninfa dos bosques protege a nossa natureza
Afasta minha dríade antiga divindade silvestre
Do coração do homem a sede de destruição oh minha
Dríada deusa protetora apaga os incêndios das nossas
Florestas não deixa que nossas árvores sejam assim
Cortadas dum dia para outro ai se tivesse a
Cultura do dresdense do natural de Dresde na Alemanha
Certamente faria muito mais pela proteção da nossa
Flora da nossa fauna mas sou menor do que menos
Um drepânio menor do que uma inflorescência cimosa
Unípara com todos os ramos no mesmo plano do mesmo
Lado só um dreno um tubo ou vala para drenar bem
Uma gare ou qualquer substância para com a
Qual se assegura a saída de mim dos líquidos
De minha cavidade ferida de abscesso só se
Drenar fazer dessecar por meio de drenos é que
Mostrarei meu ato feito no escoamento de
Minhas águas como se fossem de terrenos encharcados
Por meios de tubos valas ou fossas do choro fanático
Do drávida indivíduo dos drávidas indígenas
Do sul da Índia do norte do Sri-Lanka antigo
Ceilão aí sim a prantear assim o estado deixará de
Ser drástico será um purgante enérgico radical
Que afastará todos entes seres nocivos de
Intentos prejudiciais do interior de nossas matas
Nesta minha drapetomia na mania que tenho
De andar sem destino de vagabundo vadio desejo
Mórbido de abandonar o lar dropejar igual bandeira
Pano a agitar-me a ondular-me no ondear do
Vento vejo a destruição à beira das nossas estradas
Só fumaças de queimadas quero dispor de certa
Maneira as dobras de vestimentas duma pessoa
Como se fosse uma estátua não sofresse tanto assim
Quero por fim ao meu drapejamento como um pano
Disposto em grandes pregas mas sou um mau dramaturgo
Um autor de falsos dramas minha dramaturgia é bem
Precária a dramatologia ruim tenho conhecimento
Dramatológico que não convence ninguém sofro pela
Falta de arte dramática não tenho o dom da
Arte de compor peças teatrais não sei dramatizar
Dar forma de drama à minha mensagem tornar
Dramático o meu sofrimento interessante ou comovente
Como um drama dar ares dramáticos ao que está
Acostumado com a nossa natureza alguém precisa
Aumentar a dramatização mostrar tudo que é pertencente
Relativo como se fosse peças de gênero clássico que
Apresenta de forma comovente cheio de acontecimentos
Tristes com muita dramaticidade mas sem dramalhão
Sem o drama de pouco merecimento mas cheio de lances
De catástrofe patético com série de episódios bem
Complicados tal teatro cinema onde se representa
Ação da vida ordinária misturada ao pânico ao trágico
Alguém precisa fazer algo é o que gostaria de
Fazer se tivesse a qualidade suficiente mas
O meu cérebro é de dragonteia de gênero de plantas
Aroídeas cuja raiz tem semelhança com o dragão
Meu crânio é de dragonete de símbolo heráldico em
Que figura uma cabeça de dragão com a boca aberta
O verde é perseguido com o mesmo fragor da
Dragonada perseguição religiosa movida
Contra os protestantes na França por Luiz XIV
Na qual se empregou a cavalaria de dragões
Quero a defesa da natureza tão elevada tanto
Quanto a dragona galão com ou sem franjas ou
Peça de metal amarelo que os militares usam no
Ombro como distintivo o meu de dragoneiro
É esta proteção do meio ambiente a conservação
É a drágea o comprimido ou o medicamento
Encoberto por fina película gelatinosa na cápsula
Natural é hora de dragar de limpar ou desobstruir
Com draga a ameaça ao dragão-fedorento planta
Trepadeira da família das aráceas é hora de agir com
Humor de monstro fantástico que se representa com
Garras de leão asas de águia cauda de serpente
É hora de agir com senso de Diabo de pessoa de má
Índole soldado de cavalaria ou só veremos a nossa flora
Como vemos a constelação do hemisfério boreal nesta
Dragagem com o rio que nunca é o mesmo rio dragado
Que foi limpo com a lagoa o lago onde o barco se
Instala com aparelhos instrumentos destinados
A tirar areia suja lodo entulhos depósitos poluentes
Formado nos rios mares lagos oceanos quaisquer o
Arpão croque servem para tirar todos os objetos do
Fundo d'água, com espírito draconiano como as severas
Leis promulgadas pelo legislador ateniense Drácon com
Rigoroso fervor excessivamente protetor a vida ressurgirá

Nenhum comentário:

Postar um comentário