quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Que saia de mim tudo o que deixa-me cada vez mais vazio; BH, 070202000; Publicado: BH, 0310802013.

Que saia de mim tudo o que deixa-me cada vez mais vazio
Igual ao sol que sai no fim do dia a deixar só a esperança
Da noite que chega que saia de mim todo o despeito a
Inveja toda a ambição o orgulho que aprenda a abrir a
Mão a renunciar a todo materialismo que saia de mim
Toda a angústia a agonia todo o medo a covardia
Que só fique a fonte da felicidade da fé a fonte da paixão
Do amor o restante seja destruído junto com a dor o
Desespero a desgraça causada pela miséria pela
Pobreza sem fim para ao fim quando abrir os olhos não
Deparar mais com quadro tão desalentador onde meninas
Ainda crianças são usadas como prostitutas meninos são
Usados em trabalho escravo aviões do tráfico a sofrer todo
Tipo de violência além da sofrida na infância que não tem
Um resguardo um amparo oficial a não ser o amparo do
Tráfico de drogas que gentilmente cede um fuzil vistoso ou
Uma pistola bonita dourada droga dinheiro fáceis para o
Adolescente comprar roupas de grifes tênis da moda
A prendê-lo para sempre à uma ilusão de vida de poder
Para sempre não até que a morte chegue é isto que
Tenho a dizer neste fragmento já que não escrevo para
Agradar nem a mim mesmo não escrevo para enaltecer
Nem para vangloria espero que ninguém nunca venha a
Ler o que escrevo pois nada acrescentarei nada terei
Para somar a alguém que por acaso queira perder horas
Do tempo precioso para ficar a ler o que alguém escreveu
Justamente por não ter nada o que fazer acabou a perder
Todo o tempo a escrever o que na verdade não tinha para
Escrever era só uma maneira de não ficar a coçar o saco
A crescer a barriga a amolecer a bunda a desperdiçar a
Vida tão boa porém sou um torcedor obstinado teimoso
Que quando todo mundo já se perdeu ainda estou no mar
Da bonança da calma ainda estou na tranquilidade na
Serenidade do sereno no silêncio da neve ainda estou
De madrugada sobre as pétalas das flores igual ao orvalho
Da poesia igual ao poema da primavera é por isto que
Encontram-se tantos eus nos fragmentos que deixo registrados
Não é por ser egoísta egocentrista só pensar em mim
Querer o bem só para mim a ser que ajo totalmente ao
Contrário do que de repente possa parecer às pessoas
Isto se por ventura alguém se inteirar querer por acaso
Passar as vistas por estas sinuosas linhas pois do contrário
A impressão ficará só comigo não fará nem causará
Náusea asco ou ânsia de vômito a quem quer que seja
O dia em que contentar-me em deixar de ser um curioso
Um mau inventor estudar aí poderei sair por aí a mostrar
Os frutos os filhotes os filhos que pari debaixo duma
Estrutura alfabetizada gramatical concordada verbal nominal
Estruturalmente conexa donde valha a escritura profana
Não a sagrada porém dalgum interesse não promocional
Não superficial sim de ajuda de formação de composição
De elemento definição designação genérica de caractere
Essencial pois não quero cair naquela de quem fala muito
Não diz nada tal quem escreve muito acaba por não escrever
Nada preciso deixar alguma coisa escrita alguma coisa
Precisa ser salva preservada por menor menos
Insignificante que seja por isto que saio por aí a registrar
Estas impressões para ao cabo dum período pensar que
Uma pequena parte uma parcela mínima atinja algum valor
De linguística de estudo se for para passar vergonha
Passar vexame o melhor a fazer é enterrar tudo como se
Fosse um defunto em decomposição ou cremar como se
Fosse um cadáver de milionário ou congelar para
Descongelar no futuro ou ainda colocar num sarcófago
Como se fosse um faraó Ramsés Tutancâmon Quéps ou
Miquerinos não importa o nome do faraó importa é o
Sarcófago a catacumba a pirâmide o sepulcro quando
Os ladrões salteadores saqueadores de túmulos vierem
Violentar o meu só encontrarão os restos mortais destes
Fragmentos que estou a vos deixar agora porém só em
Caso de quisésseis guardá-los tais tesouros de valor
Artístico valor histórico não monetário não cambial valor
Simples de valor que tem a letra que tem a palavra que tem
A frase na eternização da língua que tem o verbo na oração o
Sujeito o vocativo todo o composto que gera a beleza à vista
Ou oculta dum texto bem elaborado ou elaborado por metáfora
Por figuras por licenças o único valor que defendo é o valor de
Ler de carregar um livro no lugar dum celular de ler uma
Enciclopédia no lugar da internet de olhar para a lua no lugar
Dum satélite artificial o valor que exijo é o valor da poesia a
Poesia não existe valor é monumental quero mais é ler
Não falar em telefone quero mais é escrever não navegar
Na internet quero é viajar pelo pensamento ao sabor da mente da
Imaginação da memória que saia de mim tudo que deixo escrito
Aqui que fique em mim tudo que leio que estiver escrito aqui
Que sempre seja a válvula de escape a saída de emergência
A escada de incêndio o balão de oxigênio o soro reidratante a
Vacina salvadora o antídoto imunizador o remédio para a cura
Total o texto da salvação o reimplante da língua esquecida
Os bons modos as boas maneiras a etiqueta a educação
A saúde o por favor o muito obrigado meu irmão que não
Abandonou-me que chegou junto a mim estendeu-me a mão
Enxergou minhas lágrimas conteve meu lamento abafou meu
Uivo de animal ferido acordou-me despertou-me para o futuro
Duma vida melhor fez-me nadar olhar em mim enxergar-me a
Fazer da coragem o elixir da sobrevivência da fé o caminho para
Chegar à luz da luz a espada para ferir as trevas rasgá-la ao meio
A abrir uma fenda por onde escorrerá toda luz manancial natural
Límpida que precisamos para continuar a nossa jornada de vida de
Esperança de segurança de sobriedade que saiam de mim num
Exorcismo todos os demônios todos os capetas satanases que saiam
De mim todas as matizes do mal reinem a paz o bem em meu frágil coração (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário