terça-feira, 18 de julho de 2017

Não serei obra que rodeia e fecha um terreno; BH, 02501002000; Publicado: BH, 0130502014.

Não serei a obra que rodeia e fecha um terreno,
Estarei bem perto e aproximadamente; e sairei do
Terreno fechado, para dizer que o único recorde,
Que faço questão de quebrar, é o recorde que
O John Lennon mantém; o de ser o homem que 
Mais falou em paz e em amor no planeta;
Farei questão de quebrar o recorde dele, não
Será mais o homem que mais falou em
Irmandade, fraternidade, humanidade e boa
Vontade entre os homens; e agora o ceramista sou
Eu, eu que trabalharei a boa cerâmica que
Usarei a arte de modelar com o barro cozido; e
Não farei cera, tal o gastar o tempo no futebol e
Não irei remanchar e trabalhar com lentidão;
Livrarei a orelha do humor untoso que se forma
No ouvido e o mundo inteiro poderá ouvir a voz da paz;
Os homens não serão mais feitos de substância
Produzidas pelas abelhas e não serão mais feitos de
Vegetal semelhante e da idêntica extraída da parafina;
O homem não será mais céptico, não será mais aquele
Que duvida de tudo, que tem tendência para a dúvida e
É partidário do ceticismo, da corrente filosófica que
Faz da dúvida o centro de toda a atividade
Do pensamento e ser o estado e a condição do céptico;
É hora de acreditar, de tirar as dúvidas e só
Acreditar, acreditar mo amor, na paz, na
Harmonia e na fraternidade entre os homens;
É hora de acreditar na irmandade e pôr
Fim às guerras, às violências, às perseguições, às
Matanças e aos extermínios; é hora de acreditar
Na inteligência a serviço do bem, é hora de
Acreditar no bom, no fim da demagogia, no fim da
Propaganda enganosa e da influência da mídia no
Cotidiano da vida do povo; independência só,
Liberdade só, só prevalecer a verdade, só a realidade;
Se por acaso eu não bater esse recorde, ponho a
Cabeça no cepo, o pescoço no toro e deixo o cepilho,
Aplainar a minha alma, como plaina de alisar madeira e
De fazer parte da sela de montar o meu próprio ser; e
Deixarei me cepilhar por completo, deixarei acepilhar-me,
Se não me formar de boa qualidade, de boa categoria,
Videira especial, firme de tronco e cepa; e mando um
Recado para John Lennon, estejas onde estiveres, para
Mim não morreste, estás, assim, pau a pau com Jesus
Cristo, apesar de teres dito, que eras mais famoso do
Que Jesus Cristo, que também foi um dos homens que
Mais falou em amor e paz e perdão e arrependimento;
E eu digo que estou aí para bater o recorde dos dois e
Todos lembrarão de mim, como o homem, que mais falou
Em paz, em amor, em liberdade, verdade e busca de
Felicidade para a humanidade; serei o Centurião, o
Comendante da centúria, tal na Roma antiga e
Desenvolverei a narração histórica de toda a vida,
Dividida em períodos de cem anos; é para fazer
Conhecer a divisão política e militar do jeito que
Era entre os antigos romanos e serão centenas de
Motivos para não copiar a guerra; e não precisará de
Um centenário para entender  que a guerra não é
Necessária; e no espaço de um século, multiplicado
Pelo produto do cêntuplo, mais a multiplicação de vezes
A centuplicar e a de novo multiplicar e a tornar cada vez
Mais cem vezes mais o legítimo desejo do amor e da paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário