quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ai quem me dera chorar; BH, 020402000; Publicado: 0100702012.

Ai quem me dera chorar
No ambundo do quimbundo
Gemer na língua banta da Angola
É um malgrado meu ter que chorar
Neste português paupérrimo
No ambulo do latim ambulare
No elemento de composição vocabular
Que dá a ideia de caminhar
Sem ser um ambulante sem destino
Um sonâmbulo acordado ou
Um ambulatório sem socorro
Se por acaso fosse um ambulípede
Um mamífero qualquer irracional
Que tivesse os pés bem contornados
Para de andar de correr
Não teria creio ficado
Caído no meio da estrada
Um ambulativo sem destino
Ambulante sem endereço
Vagabundo literal figurado
Errante sem local fixo
Que não para em nenhum lugar
Que Deus me perdoe
Por não ser ambígeno
Por não ser proveniente
De duas espécies diferentes
Nas minhas flores naturais
Não são de coloras ambíguas
Meus caracteres não são ambiguifloros
Os meus botões são ambíparos
Deles saem botões dos quais saem
Folhas de flores de frutos fe frutas
O meu destino é ambívio no lugar
Onde se cruzam duas estradas
Numa encruzilhada minh'alma e a tua

Nenhum comentário:

Postar um comentário