segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Nietzsche - A vocação do poeta - , BH, 0300102010; Publicado: BH, 0300102010.

Repousava, outro dia,
Sentado à sombra de espessa folhagem,
Quando ouvi golpes discretos,
Suavemente, como em compasso.
Aborrecido, fiz uma careta,
Até que em fim, eu também, como um poeta,
Comecei a falar em tic-tac.

Enquanto eu versificava, upa!
Sílaba por sílaba,
Subitamente desatei a rir, a rir,
Pelo menos durante um quarto de hora.
Tu poeta? Tu um poeta?
Estarás assim mal da cabeça?
 - "Sim, senhor, você é poeta!"
Pic, o pássaro, dá de ombros.

Quem espero sob este arbusto?
Salteador, quem quero surpreender?
Uma sentença, uma imagem?
E logo faço a rima.
Tudo o que rasteja, o que saltita,
O poeta logo transforma em versos.
 - "Sim, senhor, você é poeta!"
Pic, o pássaro dá de ombros.

As rimas para mim são como flechas.
Como o animal sobressalta, treme, pula,
Quando a flecha penetra
Nas partes nobres do seu corpo!
Vais morrer, pobre diabo!
Ai! se não for de embriaguez.
 - "Sim, senhor, você é poeta!"
Pic, o pássaro, dá de ombros.

Versículos oblíquos, cheios de pressa,
Pequenas palavras loucas que se atropelam!
Até que, linha após linha,
Tudo esteja suspenso na corrente.
E há pessoas cruéis
Isso diverte? Poeta sem coração?
 - "Sim, senhor, você é poeta!"
Pic, o pássaro dá de ombros.

Zombas, pássaro? Queres rir?
Já estou com a cabeça desvairada,
Meu coração estaria ainda mais?
Cuidado, cuidado com minha ira!
Mas o poeta tece rimas,
Mesmo irado, breves e verdadeiras.
 - "Sim, senhor, você é poeta!"


Diz "pic", o pássaro, que dá de ombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário