quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Llewellyn Medina, Minha cidade; BH, 0310102010.

Os morros cercam minha cidade
E apartam suas ruas estreitas
Antes de paralelepípedos
Agora asfaltadas pelo alcaide
(para tornar mais moderna a cidade - 
justificou).

As ruas Getúlio Vargas e Direita
Ligam as duas praças centrais
A Praça Tiradentes - onde vestuta preguiça
exibe sua sabedoria
E a Praça dos Imigrantes - singela homenagem aos colonos
de Alemanha.

Adiante, o Mercado Municipal
( Há sempre um Mercado Municipal em Minas Gerais )
Lugar em que minha lembrança se perde no passado
Depois o leito da Antiga Bahia e Minas
Lugar em que Maria Fumaça não passa mais.

Andando um pouco mais
É a silenciosa subida para o Cemitério
Mais paralelepípedos
Que faziam ecoar os passos
De sofridos parentes ao se despedir de outros.

Em sentido contrário
E depois da Praça dos Imigrantes
A Rua Francisco Sá
Antiga moradia das sábias senhoras da vida
E agora transformada  em empórios.

É o progresso - diz o alcaide
Enquanto os morros cercam minha cidade
Minha cidade de Teófilo Otoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário